Lacrimaniacos

Click here to edit subtitle

Forums

Post Reply
Forum Home > Discussao Geral > Pierro, o Arlequim e a Colombina

Karina Bruschi Pinotti
Site Owner

Pierrô, o Arlequim e a Colombina

São personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dell’Arte, nascido na Itália do século XVI. Integrantes de uma trama cheia de sátira social, os três papéis representam serviçais envolvidos em um triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina. O estilo surgiu como alternativa à chamada Commedia Erudita, de inspiração literária, que apresentava atores falando em latim, naquela época uma língua já inacessível à maioria das pessoas. Assim, a história do trio enamorado sempre foi um autêntico entretenimento popular, de origem influenciada pelas brincadeiras de Carnaval. Apresentadas nas ruas e praças das cidades italianas, as histórias encenadas ironizavam a vida e os costumes dos poderosos de então. Para isso, entravam em cena muitos outros personagens, além dos três mais famosos.

Pierrô

Seu nome original era Pedrolino, mas foi batizado, na França do século XIX, como Pierrot e assim ganhou o mundo. O mais pobre dos personagens serviçais, vestia roupas feitas de sacos de farinha, tinha o rosto pintado de branco e não usava máscara. Vivia sofrendo e suspirando de amor pela Colombina. Por isso, era a vítima preferida das piadas em cena. Não foi à toa que sua atitude, sua vestimenta e sua maquiagem influenciaram todos os palhaços de circo

Arlequim

Também servo de Pantaleão, Arlequim era um espertalhão preguiçoso e insolente, que tentava convencer a todos da sua ingenuidade e estupidez. Depois de entrar em cena saltitando, deslocava-se pelo palco com passos de dança e um grande repertório de movimentos acrobáticos. Debochado, adorava pregar peças nos outros personagens e depois usava sua agilidade para escapar das confusões criadas. Outra de suas marcas-registradas era a roupa de losangos

Colombina

Criada de uma filha do patrão Pantaleão, mas tão bela e refinada quanto sua ama, Colombina era também o pivô de um triângulo amoroso que ficaria famoso no mundo todo - de um lado, o apaixonado Pierrô; do outro, o malandro Arlequim. Para despertar o amor desse último, a romântica serviçal cantava e dançava graciosamente nos espetáculos

Fonte: mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-sao-o-pierro-o-arlequim-e-a-colombina

--

Karina Pinotti - Presidente Fan Clube Lacrimaniacos

February 20, 2015 at 7:16 PM Flag Quote & Reply

Karina Bruschi Pinotti
Site Owner

Com qual dos dois vocês se identificaram mais e acham que foi a inspiração do Tilo para o logo do Lacrimosa?

--

February 20, 2015 at 7:27 PM Flag Quote & Reply

Gabriela Procópio
Member
Eu sempre achei que fosse o pierrot, por conta da personalidade dele mas as roupas do arlequim s√?¬£o mais parecidas com a da logo do Lacrimosa... Eu ainda nao tive a oportunidade de ler nenhuma entrevista do Tilo que fale sobre quem representa a logo...:/
--
Gabriela Procopio
February 21, 2015 at 6:29 AM Flag Quote & Reply

Karina Bruschi Pinotti
Site Owner

Eu li em alguma, agora duro lembrar em qual delas, mas com certeza esta aqui no forum, vou ver se eu encontro

--

February 21, 2015 at 8:52 PM Flag Quote & Reply

Karina Bruschi Pinotti
Site Owner

Atrás da capa do álbum, há um arqueiro mirando o Harlequim. O que ele representa?

TILO WOLFF: ele representa as pessoas que estão sempre atrás de mim.

- E quanto ao logo tipo com o palhaço?

Tilo Wolff: Para visualizar as emoções e sentimentos que eu queria passar com minha música eu procurei algo que fosse simples porém forte. Aí veio a idéia do arlequim [N do T: mesmo que palhaço], inspirado no maravilhoso trabalho do Charles Chaplin.

E aqui mais algumas entrevistas e em varias ele se refere a ele como Arlequim

http://lacrimaniacos.webs.com/apps/forums/topics/show/13091885-entrevistas-2004-2009-

--

February 21, 2015 at 9:05 PM Flag Quote & Reply

Gabriela Procópio
Member
Vlew ;)
--
Gabriela Procopio
February 22, 2015 at 6:45 AM Flag Quote & Reply

You must login to post.